A campanha, que é em partes financiada pelo Bord Bia (responsável pelo setor alimentício da Irlanda), Eblex (responsável pela indústria de carnes britânica) e Interbev (associação comercial de carnes da França), está agora no último ano. A campanha vem trabalhando desde 2008 para melhorar o consumo de carne de cordeiro na França, visando os consumidores jovens e demonstrando como a carne de cordeiro pode ser rápida, fácil e empolgante para cozinhar.
A França é um mercado essencial para as exportações de carne de cordeiro irlandesa, sendo responsável por aproximadamente 50% das exportações de carne de cordeiro da Irlanda em 2009 ou cerca de 21.000 toneladas de carne. A promoção teve um grande impacto entre os consumidores franceses e foi responsabilizada em parte pela estabilização do consumo de carne de cordeiro no ano passado, após uma década de declínio. O gerente do Bord Bia France, Noreen Lanigan, disse que a aprovação de mais três anos da campanha foi extremamente positiva, permitindo a construção de resultados muito satisfatórios.
A campanha promocional tem sido principalmente focada em ações de relações públicas e internet e está atraído uma ampla cobertura da mídia. Eventos voltados aos consumidores, como exibições de preparo de alimentos de uma semana em Paris e regiões próximas têm sido uma forma popular de remover a percepção de que a carne de cordeiro é difícil e sem atrativos para cozinhar.
O uso de cinco tendas de preparo da carne facilmente transportáveis que são montadas em bicicletas tem sido uma forma nova de posicionar a carne de cordeiro como uma carne moderna e atrativa para se trabalhar. Essas promoções têm sido reforçadas por se unir com chefes famosos e lideres de opinião na indústria para direcionar uma mensagem positiva sobre o uso da carne de cordeiro.
Em 2010, o site da Agneau Presto (http://www.agneaupresto.com) atraiu 500.000 visitantes por mês e 150.000 inscrições por mês para o recebimento de newsletters por e-mail. Outras rotas tomadas até agora incluíram treinamento de açougueiros para mudar a forma que veem e apresentam a carne de cordeiro, atividades de promoção nas lojas, receitas nas embalagens, web TV e aulas de culinária grátis para usuários da internet.
Figura 1 - Página do site www.agneaupresto.com
A reportagem é do Farmersjournal.ie, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
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