O procedimento foi registrado no Escritório Espanhol de Patentes e Marcas (OEPM), onde figuram como solicitantes CITA, INRA, INIA e Oviaragón. O estudo que validou essa metodologia foi publicado no Theriogenology.
O teste tem sido comparado com a detecção de gestação mediante ecografia aos 45 dias após a cobertura e com testes comerciais ELISA de detecção de glicoproteína associada à gestação (PAG) e progesterona (P4). A sensibilidade da análise do plasma procedente do sangue extraído no dia 18 após a cobertura foi similar para o novo teste NIRS e os testes comerciais de P4 e, maior em comparação com o teste de PAG. Quando à especificidade, os testes NIRS e PAG alcançaram 100%, enquanto que o P4 ficou abaixo. Se o sangue analisado foi extraído no dia 25 após a cobertura, a sensibilidade e a especificidade do teste NIRS e do teste PAG foram de 100%.
O sistema NIRS permite saber o estado de gestação de forma rápida e sem requerer o uso de nenhum tipo de reativo, de forma que pode ser uma ferramenta de grande utilidade para melhorar a eficiência reprodutiva dos rebanhos. Com somente uma amostra de sangue, o pecuarista pode saber se as ovelhas estão ou não prenhes, algo imprescindível para realizar um manejo correto em função do estado dos exemplares ou antes de comércio, compra, venda, etc.
Os dados são do site http://albeitar.portalveterinaria.com, traduzidos e adaptados pela Equipe FarmPoint.
carlos celso
Imperatriz - Maranhão - Indústria de laticínios
postado em 16/12/2013
quando estará disponivel no mercado?