O paulista Jardim afirmou que deve substituir alguns postos de diretoria e coordenação na secretaria. Há 38 anos no quadro do ministério, mas com pouco mais de sete meses de gestão pela frente, o novo secretário disse que "muito foi feito até aqui", mas algumas áreas como informática e avaliação de desempenho da secretaria devem ser reforçadas.
Hoje (24), Jardim terá reunião com o ministro Wagner Rossi para acertar detalhes das mudanças na SDA. "Precisamos pegar algumas inteligências para reforçar a secretaria", afirmou. Jardim era assessor especial do ministro até sexta-feira. Antes, foi cotado para assumir a secretaria-executiva do ministério da Agricultura.
O ex-secretário Inácio Kroetz deixa o cargo com um trabalho bem avaliado. Indicação pessoal do ex-ministro Reinhold Stephanes, superou graves crises de confiança na segurança sanitária das carnes brasileiras com União Europeia e Rússia. Desde abril de 2007 no cargo, Kroetz envolveu-se em complexas negociações com russos e europeus para reabrir os mercados ao produto nacional.
Avaliado como centralizador, mas reconhecido pela firmeza na negociação, Kroetz aceitou a exigência da UE de fixar uma lista de fazendas habilitadas a fornecer gado para abate e exportação de carne. E não conseguiu, até sua saída, convencer os europeus a transferir a administração da lista ao Brasil.
A reportagem é do jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
José Ricardo Skowronek Rezende
São Paulo - São Paulo - Produção de gado de corte
postado em 24/05/2010
Faço votos de sucesso para o novo secretário e aproveito para congratular Inácio Kroetz pelo trabalho realizado a frente da secretaria de defesa agropecuária, onde enfrentou a crise das exportações para UE e Rússia com firmesa, permitindo a retomada das exportações de carne bovina para estes mercados, além de conseguir abrir novos mercados para o setor.
att,