Segundo informações da assessoria do Ministério, Fontelles - que foi pioneiro na implantação do projeto de irrigação no Ceará, seu estado natal - iniciou a carreira no antigo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). Em 1972, foi transferido para Brasília, quando começou a trabalhar em uma das empresas vinculadas ao Mapa, a Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos), atual Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Nessa atividade, implantou as centrais de abastecimento destinadas a orientar e a disciplinar a comercialização e a distribuição de hortigranjeiros e outros produtos alimentícios em todo o País. Após a implantação, Gerardo Fontelles permaneceu por dois anos em Curitiba (PR), como diretor técnico-financeiro da Central de Abastecimento do Paraná.
Além do Ministério da Agricultura e da Presidência da República, Fontelles consolidou sua atuação como técnico nos ministérios da Indústria e Comércio, do Planejamento e da Fazenda. Neste último, assumiu a coordenação geral do Departamento de Abastecimento e Preços, da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos e da Secretaria de Acompanhamento Econômico, tendo sido, também, assessor especial do Ministério da Fazenda para assuntos agrícolas.
As informações são do Mapa.
Rui Carlos Ottoni Prado
Cuiabá - Mato Grosso - Produção de gado de corte
postado em 18/05/2009
Parabens Gerardo Fontelles acredito no seu trabalho e espero que nesta nova função tenha condições de trabalhar muito mais pela agropecuária brasileira.
Parabens.