Ao todo, o Brasil possui mais de 4,7 mil escritórios de atendimento à comunidade entre agências e órgãos executores de sanidade agropecuária. Devido às diferenças estruturais entre elas, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa vai abrir um sistema para o estabelecimento de convênios com os estados. O objetivo é aperfeiçoar e modernizar os processos operacionais da defesa agropecuária para ampliar o alcance e a abrangência dos serviços. “Por meio dos convênios, são os estados que definem quais são as necessidades locais para melhorar o processo de inspeção”, explica o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques.
Produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional, além de garantirem a capacitação de profissionais para inspecionarem produtos alimentícios a partir de padrões internacionais.
Em 2012, o Mapa celebrou convênio com o governo do Rio Grande do Sul para investir R$ 2 milhões na reestruturação e implementação do Suasa no estado. Com duração de um ano, a parceria vai garantir melhor qualidade nos alimentos, produtos mais seguros e proteção da economia brasileira.
Além do Suasa, o encontro do Fonesa com representantes do Mapa discutirá outras pautas nesta sexta-feira (21), como a criação de uma comissão com a finalidade de apresentar aos gestores estaduais a necessidade de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
RONALDO CARVALHO SANTOS
Curitiba - Paraná - Mídia especializada/imprensa
postado em 21/06/2013
Cento e cinquenta MILHÕES de reais!!!!!!! serão repassados a "Agencias Estaduais de Defesa Agropecuária". No momento em que o País se mobiliza por uma Gestão séria dos recursos públicos, gostaria de chamar a atenção dos formadores de opinião sobre mais um fato que deve ser investigado. Vale recordar que a delegação de Competência se não bem fundamentada, pulveriza recursos que muitas vezes não são devidamente rastreados , bem como a execução das atividades. Exemplos os recursos repassados a certo Estado para executar serviços, mas que mal usado criaram problemas no Diagnóstico da Vaca Louca, que pasmem, demorou dois anos , criou desprestigio e afetou nossas exportações. Que se examine a criação das chamadas "Agencias Estaduais de Defesa Agropecuária", já que aumenta a possibilidade de má Gestão do dinheiro Público e, estimula clientelismo e etc...