Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Grãos: Brasil deve ter segunda maior safra da história

postado em 08/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A safra de grãos 2008/2009 deve alcançar 134,1 milhões de toneladas, de acordo com o nono levantamento divulgado nesta segunda-feira (8/06), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. Os dados mostraram queda de 6,9% na colheita, quase 10 milhões de toneladas a menos, mas a área plantada aumentou de 47,4 para 47,6 milhões de hectares. De acordo com o presidente da Conab, Wagner Rossi, a estiagem no Sul e o excesso de chuvas no Nordeste, comprometeram a colheita. "Mesmo diante das adversidades climáticas, o Brasil vai colher a segunda maior safra da história".

A região Sul, responsável por 39,8% da produção nacional foi a área mais afetada pelo clima, com diminuição de 10,2% da produção, estimada agora em 53,5 milhões toneladas. No Centro-Oeste a safra será de 48 milhões toneladas, no Sudeste 16,7 milhões toneladas e Norte com 3,8 milhões de toneladas. No Nordeste, as chuvas nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, comprometeram a produção, que será 4,9% menor, com 11,9 milhões de toneladas.

A Conab avaliou 14 culturas e apenas o arroz registra crescimento. Com mais de 80% da colheita concluída, a produção será recorde, alcançando 12,7 milhões toneladas. O melhor resultado até então foi registrado na temporada anterior, com 12 milhões de toneladas. Já a produção de feijão se mantém estável em 3,5 milhões toneladas.

A produção de milho deve cair de 58,6 para 49,8 milhões toneladas, diminuição de 15%, a mais afetada na safra. Somente no Sul a safra do cereal será 6,1 milhões toneladas menor que a anterior. No Nordeste, as chuvas frustraram as previsões de índices recordes de produtividade para estados como o Ceará. Ainda assim, a colheita do grão crescerá 6,8% na região, totalizando 4,6 milhões toneladas.

As lavouras de soja também serão reduzidas em 4,8%, passando de 60 para 57,1 milhões de toneladas. O estado que mais sofreu foi o Paraná, que colheu 9,5 milhões de toneladas, queda de 20%.

Clique aqui e confira o 9º Levantamento da safra de grãos 2008/2009

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade