Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

IBGE: bolsa família e mínimo alavancam comércio

postado em 18/05/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que tanto programas de transferência de renda como o Bolsa Família, quanto o aumento do salário mínimo impulsionaram as vendas de alimentos entre 2004 e 2005. Com isso super e hipermercados faturaram 16,1% mais no período, atingindo R$ 93,6 bilhões.

Segundo o economista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Eduardo Pontes, os programas alavancam também o desempenho regional do comércio das regiões mais atingidas por eles. Por isso, houve perda relativa de participação do Sudeste na receita do comércio , 55,8% em 2000 para 54,1% em 2005. Ganharam o Nordeste (de 13,2% para 13,5%), o Centro Oeste (7,7% para 8,7%) e o Norte (2,8% para 3,2%).

Maurício Moura, economista-chefe da consultoria especializada em comércio Gouvêa de Souza, afirma que a tendência se acentuou em 2006 e as vendas de alimentos também cresceram, beneficiadas novamente pelos programas de transferências de renda e pelo reajuste real de 13% do salário mínimo. As informações são de Pedro Soares, da Folha de S.Paulo.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2025 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade