O acordo já foi efetivado e deve acabar com as diferenças entre os números divulgados pelas duas instituições, como aconteceu com a safra de café este ano.
Segundo o pesquisador da Unicamp, José Maria Silvério, a medida é fundamental para evitar especulação. "Eu creio que a unificação é extremamente desejável e reflete um avanço na gestão, principalmente em torno da agricultura no Brasil", disse.
O primeiro relatório unificado do IBGE e da Conab sobre a expectativa de safra 2007/2008 deve ser divulgado em novembro.
Bruno Souza
Beaverton - Oregon - Estados Unidos - Cafeteria, escola de café, consultoria e torrefação e exportação
postado em 21/10/2007
Vão somar as duas previsões e dividir por dois?
Porque a grande diferença de estimativa entre as duas instituições mostra que a metodologia usada é bem diferente. O que todos gostariam de ver neste momento é a planilha estatística usada pelos dois órgãos, para tentar entender por que uma diferença tão grande.
Creio que precisamos continuar debatendo a influência que esta disparidade nas estimativas teve sobre o mercado e sobre a credibilidade em relação às divulgações a serem futuramente apresentadas pelos órgãos oficiais brasileiros.