Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

IBGE: PIB da agropecuária cresce 2,1% no 2º trimestre

postado em 08/09/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A atividade agropecuária foi a que mais cresceu no segundo trimestre de 2010 em comparação com os primeiros três meses do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor teve expansão de 2,1% no período. A informação é do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que fez a divulgação do aumento do PIB brasileiro na última sexta-feira (03). Em relação aos meses de abril a junho de 2009, teve crescimento de 11,4%, o segundo setor da economia com maior alta no período, atrás apenas da indústria. De acordo com o IBGE, a economia brasileira cresceu no primeiro semestre 8,9% e no segundo trimestre, 1,2%.

"Os resultados do PIB para a agropecuária refletem, sem dúvida, o aumento da safra de grãos em 2010, que segundo o IBGE é 9,2 % superior à de 2009", explica o coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques. A safra deve atingir o recorde de 147 milhões de toneladas, considerando levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo do IBGE aponta que, em 2010, os valores correntes da atividade atingiram R$ 54,2 bilhões. Já o PIB acumulado em quatro trimestres, terminados no segundo semestre deste ano, subiu 1,6% em comparação a igual período imediatamente anterior.

De todas as atividades econômicas avaliadas pelo IBGE, o PIB alcançou, de janeiro a junho de 2010, R$ 900,7 bilhões no ano. No segundo trimestre de deste ano, depois da agropecuária, a indústria (1,9%) e o setor de serviços (1,2%) foram as atividades que mais contribuíram para o crescimento da economia no período. (Laila Muniz)

A reportagem é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade