Tafreshi disse que a intenção é comprar "um ou dois frigoríficos" no Uruguai. Desde o ano passado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, José Mujica, quer vender aos iranianos um frigorífico especializado em ovinos habilitado para exportar a este mercado.
O interesse dos iranianos está centrado nos departamentos uruguaios de Artigas e Salto, sendo este último com maior chance de venda por estar em melhores condições operacionais.
A idéia de Mujica é poder remover mais rápido das fazendas os ovinos adultos, que é a categoria que já cumpriu seu ciclo e precisa dar lugar às novas. Como forma de acelerar a saída dos ovinos mais rapidamente, os Governos de Artigas, Paysandú e Cerro Largo, juntamente com açougues, frigoríficos, Instituto Nacional de Carnes e o Secretariado Uruguayo de la Lana (SUL) vêm implementando o Plano Churrasco Ovino.
O Irã já tem acordos com o Uruguai na cria de ovelhas e produção de lã, o que facilita os negócios. A reportagem é do El País.
Pedro Nobre
Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de ovinos de leite
postado em 14/02/2008
Caso a transação se concretize, esta pode ser uma excelente notícia para o Mercosul, pois o Uruguai é muito bem posicionado entre a Argentina e o Brasil, que também se beneficiarão da iniciativa.
A aquisição de animais adultos pelos frigoríficos favorece sobremaneira a rotatividade nos plantéis, criando novo ânimo aos pecuaristas do cone sul, que por sua vez, marcam presença no mercado do oriente médio, para onde poderão seguir também o couro e a lã de menor valor.
Em mãos abilidosas e de tradicionais artezãos estes "sub produtos" ganharão as residências de importantes consumidores acostumados a consumir as Mules e os tapetes Persas.
De quebra, ainda enxugarão o mercado brasileiro das carnes de animais adultos, vendidos como cordeiros, que desequilibram nossas contas e maculam nossa atividade.
Devemos acompanhar de perto o desenvolvimento dos fatos, para que possamos ampliar nossos planteis e não pagarmos o mico do desabastecimento, que é tudo que não podemos deixar acontecer.
Que venham os Persas!