O objetivo foi a obtenção de um programa único para o Estado de São Paulo, com a participação de interessados de todos os segmentos dessa cadeia produtiva, atendendo ao significativo aumento da demanda por informações sobre a atividade.
De acordo com o pesquisador científico, do IZ, Eduardo Cunha, deverá haver mais atenção em relação à introdução de outras raças, relativamente, recentes no mercado nacional. Para Cunha, o Programa de Consolidação ajudará a intensificar a participação efetiva da ovinocultura no agronegócio, pois o crescimento do setor é fator primordial para o Estado de São Paulo.
O rebanho do estado de São Paulo, que em 95/96 era de 440 mil cabeças e 9.252 propriedades, atualmente é de mais de 1 milhão de matrizes, com mais de 12 mil propriedades envolvidas.
A demanda da carne de cordeiro cresceu significativamente na última década. Com a escassez do produto houve uma maior valorização. A produção paulista atende somente 10% da demanda do produto, levando a necessidade de importação de carne do estado do Rio Grande do Sul e de países como Argentina, Uruguai, chile, França e Nova Zelândia.
As informações são da assessoria de imprensa do IZ.
Ewerton Henrique
Socorro - São Paulo - Estudante
postado em 17/01/2008
Interessante , acho que do jeito que está melhorando a genética e aumentando quantidade de ovinos no estado de SP, não levará muito tempo para que o estado consiga se suprir de carne ovina de qualidade .Isso será uma grande ajuda na economia do estado.