De acordo com Izabella, a discussão em andamento nos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário são de cunho técnico e visam a fazer com que os produtores trabalhem dentro da legalidade. "A ideia é trazer todo mundo para a regularização ambiental", afirmou.
A ministra destacou que o debate busca atender as demandas do agronegócio e dos ambientalistas. "Todos os pontos em discussão têm alternativas. O que nós temos de conciliar é quais são as melhores alternativas considerando a dimensão continental do Brasil. O que se aplica à Amazônia não se aplica necessariamente ao Cerrado e ao Pampa", afirmou. Ainda segundo a ministra, a preocupação do governo é entender a realidade dos produtores rurais "de maneira que se reduza a insegurança jurídica e permitam um código que resolva as questões do passado e olhe para o futuro".
Izabella considerou legítima as manifestações previstas para esta semana no Congresso Nacional. Para hoje, está previsto o protesto promovido pelo agronegócio e, na quinta-feira, devem se manifestar em Brasília os ambientalistas. "O momento é de diálogo e de entendimento das várias demandas que existem no País", considerou.
A matéria é de Daiene Cardoso, publicada na Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: