Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Kátia Abreu apresenta propostas do setor agropecuário em encontro com a presidente Dilma Rousseff

postado em 25/08/2011

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, reuniu-se na noite da última terça-feira (23/8), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presidente da República, Dilma Rousseff, para apresentar uma proposta de política agrícola voltada para a renda dos produtores rurais e para a estabilidade da produção de alimentos no País.

Acompanhada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, a presidente Dilma manifestou seu apoio às mudanças necessárias ao setor. Esta nova proposta vem sendo construída pela CNA desde 2008, em conjunto com os ministérios da Agricultura e da Fazenda. Durante a audiência, a senadora Kátia Abreu defendeu a necessidade de uma política agrícola que leve em consideração as características atuais do setor agropecuário, garantindo o acesso do maior número de produtores.

Outro tema tratado com a presidente Dilma Rousseff foi a necessidade de investimentos em logística de transporte do chamado Arco Norte. Segundo a senadora Kátia Abreu, "esses investimentos são essenciais para garantir a expansão da agropecuária na região Centro-Oeste e do chamado Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia)". Explicou que houve uma mudança na geografia da produção agropecuária nos últimos anos: as regiões agrícolas localizadas no Norte e Nordeste, metade norte da região Centro-Oeste e norte do Estado de Minas Gerais produziam, em 2001, apenas 32% da produção nacional de milho e de soja. Hoje, essas regiões colhem 52% do total produzido no País. No entanto, os sistemas do norte do País respondem por apenas 16% do escoamento destes grãos, enquanto os portos do Sul e do Sudeste continuam embarcando 84% das exportações.

A presidente Dilma Rousseff convidou a senadora Kátia Abreu para apresentar as propostas de logística para o Centro-Norte, com destaque para as hidrovias da região, como as dos rios Teles Pires-Tapajós e Tocantins, no Conselho do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

As informações são da CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Nagato Nakashima

Candeias do Jamari - Rondônia - Consultoria/extensão rural
postado em 26/08/2011

Sra. Presidente da CNA e DD Senadora da Republica: realmente é necessário melhorar a logística para atender agropecuária brasileira mas também precisamos uma re-engenharia nas políticas publica da cadeia produtiva do agronegócio. A nossa colocação é como Presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários de Rondônia.

José Tadeu França Guimarães

Guaratinguetá - São Paulo - Produção de leite
postado em 27/08/2011

É muito bom ver a liderança eficaz da senadora Kátia Abreu num ambiente político tão pobre que vivemos.

Darlani de Souza Porcaro

Muriaé - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 27/08/2011

Espero que saia boas idéias desse encontro , e que ponha em execução.Um país grande e com um grande potencial agropecuário como o nosso, ficar dependendo de importações de vários produtos, como o trigo, alcool, leite  e outros mais. A verdadeira reforma agrária não é dá terra aos que dizem produtores, e sim dá condições  aos que têem , para permanecerem nelas.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade