"O projeto estabelece uma série de recomendações práticas de manejo do habitat de ovinos que inclui sistemas que permitem a regeneração dos pastos nativos e práticas de gerenciamento que são mais favoráveis às condições naturais da flora e da fauna local", disse o gerente de projetos do TNC, Carlos Fernández. A entidade é uma das maiores organizações ambientalistas do mundo e conta com um projeto de proteção dos pastos patagônicos.
"A ideia é simples. Impulsionamos um programa que integra a cria de ovelhas sob padrões de pastoreio sustentável, detendo um avanço do deserto e encontrando condições mais favoráveis para a venda no mercado internacional", disse o gerente da OVIS XXI, Ricardo Fenton. A entidade foi criada em 2003 com o objetivo de aumentar a sustentabilidade econômica, ecológica, social e humana das cadeias de valor baseadas na espécie ovina. A entidade realiza auditorias e certifica a qualidade sustentável das lãs que são comercializadas com seu selo.
Para fechar o ciclo, a lã produzida sob esses padrões sustentáveis é comprada a um preço justo. A firma Patagônia Inc. já comprou 65.000 quilos de lã cardada e espera adquirir mais em função de apoiar a sustentabilidade da cadeia de produção. "É um compromisso a longo prazo", disse o representante da Patagônia Inc. na Argentina, Raúl Costa. "Para nós, é fundamental diminuir o impacto sobre os pastos patagônicos, apoiar os produtores locais e envolver nossos clientes com o consumo responsável e de baixo impacto".
A sede da empresa é em Ventura, Califórnia, e é líder no projeto de roupas para uso ao ar livre. Desde 1996, utiliza somente algodão orgânico. Nesse projeto, decidiu fabricar seus produtos com lãs sustentáveis provenientes dessa região do sul do país e que cumpram com os padrões de pastoreio sustentável.
A reportagem é o La Nación, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Jose Nilo Aquino
São Borja - Rio Grande do Sul - Empresário
postado em 22/08/2012
Saudações.
Dizem que: " traduttore, traditore ". Mas é compreensível pois " Califórnica " como está no artigo se refere a uma videira americana cujos cachos dão bagos pequenos. Mas isso não tira o mérito do artigo.
O correto seria " Califórnia ".
att.: José N. Aquino