Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leitor comenta a necessidade de logística na produção

postado em 30/04/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Lucas Langner, atuante na área de distribuição de alimentos de Santa Maria, RS comenta o artigo "Ovinocultura brasileira: perspectivas para o futuro!", publicado no Espaço Aberto no dia 28 de abril de 2008. O Leitor comenta sobre como a logística da cadeia pode ajudar na produção ovina. Confira:

"Lendo este artigo reforcei minha idéia de acadêmico de administração com simpatia pelo agronegócio e principalmente ovinocultura, de que existe uma carência muito grande de produção científica,ou seja, estudo da administração para com este setor, pois em vários trechos deste artigo identifiquei algo muito estudado na administração e que cabe perfeitamente dentro deste mercado: logística!

Me pergunto: como é possível haver crescimento de mercado sem haver estudo de giro, acurácia, estoques, lotes econômicos e tantos outros indicadores extremamente necessários para uma cadeia produtiva de excelência? A resposta que entendo é única: não existe como haver desenvolvimento sem isto, por uma questão básica e obvia, toda a logística busca a satisfação do cliente, ofertando o produto de maneira a não prejudicar a demanda e principalmente com menor custo possível, e isto só se consegue através de muito estudo e aplicação destas técnicas sendo que quando isto não acontece temos perdas de mercado e excessivos custos na produção o que muitas vezes inviabiliza toda a cadeia, agora você junta isso à falta de manejo, de genética de sanidade etc. e temos o que? Uma produção amadora; na minha opinião é o que falta ao produtor brasileiro, profissionalismo.

Ainda reforçando a ideia da importância logística, devido a sua interdisciplinariedade é que está o grande segredo, uma vez que ela pode agregar ao seu estudo as finanças, orçamento, marketing, RH e principalmente planejamento estratégico (e mais algumas coisas), e este é outro ponto de relevância porque trata da perpetuação da "empresa rural" ao longo do tempo, de toda a cadeia produtiva e do mercado como um todo, e mesmo com tão relevante importância ainda assim não está sendo usado pelos produtores que na maioria das vezes desconhece totalmente estes aspectos.

Para finalizar a mensagem que quero deixar é de que se quisermos um dia sermos uma potência neste setor (e não tenho dúvida que isto é plenamente possível) só há uma maneira: muito estudo e muito poder de persuasão para poder mudar uma cultura de décadas, a cultura de não ver a ovinocultura com profissionalismo, e se não vermos ela assim, outros países continuarão na nossa frente.

O caminho é longo, tortuoso e é para quem gosta do assunto, mas apesar de todo o trabalho vale a pena investir neste mercado para nós e para as gerações futuras, ou será que sempre vai ter espaço para criação dos bovinos com sua baixa produtividade em função do espaço e sua demanda excessiva por água? Tempos mais difíceis virão para estas próximas gerações e o ovino, acredito eu, será a carne mais viável e com o menor impacto ambiental."

Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade