"Um programa de incentivo a caprinocultura seria ótimo, mas, ficam minhas dúvidas se sob esta forma, não estamos andando ao contrário.
É unânime entre os já criadores da nossa região que existem outros problemas a serem discutidos e solucionados na cadeia antes do repasse de animais para novos criadores.
Convivemos com um problema sério de comercialização. Não existem projetos industriais sólidos que possamos contar no momento de vender a produção. Sempre que os animais chegam no ponto de venda, o próprio produtor precisa sair atrás de quem compre as carcaças e providencie o abate (sem entrar em detalhes sobre o abate clandestino).
Outro problema sério, são os animais de descarte, obviamente não existem indústrias (sólidas) elaborando algum tipo de produto que possa conter a carne destes animas, como embutidos. O couro está indo para o lixo.
Enfim, possivelmente, da forma como vem sendo trabalhado, o programa irá colocar mais pessoas para enfrentarem os mesmos problemas que estamos enfrentando há vários anos, e não são discutidos nem solucionados.
Por desconhecer por completo as ações do programa, porém, tendo por base as ações que são divulgadas, espero que tais pontos sejam colocados em discussão e soluções sejam encontradas."
Mariana Paganoti de Oliveira, Equipe FarmPoint.
Laudir Nilson Zils
Maripá - Paraná - Revenda de produtos agropecuários
postado em 09/04/2008
Muito bem colocado! O mesmo ocorre conosco na região oeste do Paraná, fui informado sobre um abatedouro construido na nossa região para o abate de Ovinos e Caprinos, fui até o local indicado e realmente a estrutura está pronta, dizem que tem aprovação do SIF.
Foi criada uma associação, que não parece objetiva. Não sabemos quem está montando a logistica de comercio e se realmente tem alguem montando isso no país ou pelo menos no estado. Isso não é nada simples mas, poxa, alguem ter os dados da produção interna e das regiões que consomem o produto, seria um grande começo.
As autoridades não tem noção do potencial perdido com esta demora. Tudo que o Sr. Lopes descreve tambem é a nossa realidade, enfatizo um aspecto, tanto se fala em terminar com abates clandestinos, mas onde vamos abater os animais a produção é insuficiente para movimentar um abatedouro específico e a grande maioria dos abatedouros de gado bovino não está apto ao abate de ovinos e caprinos.
As leis são gargalos ao desenvolvimento do setor, e os programas vem aumentando a confusão.