"Este final de semana foi muito importante para mim, no sentido de alguns conceitos de criação. Tive de concordar com teorias de um empregado que não tem o segundo grau completo, mas conhece a atividade bem mais do que eu. Tinha um empregado que dizia que minhas ovelhas precisavam de mais campo, mais espaço. Do alto de todas as teorias que conheço, escutava desconfiado este conselho. Por quê?
Neste final de semana, estava em Termas de Arapey. Complexo termal Uruguayo, com hospedagem de 3 a 5 estrelas. Estava a beira de uma piscina conversando com uruguaios e argentinos, pessoas do campo e produtores rurais do Mercosul. Pasmei quando um argentino falava da maravilha do cordeiro da Patagônia. Do alto dos meus parcos conhecimentos lhe abordei e disse que havia mais marketing que qualidade, já que a raça predominante é a Merino Australiano, que produz muita lã e pouca carne.
Então escuto daquele argentino a mesma teoria que escutei do meu empregado. Ovelha é um animal que tem que caminhar, pois isso faz com que diminua a incidência de verminose e desenvolva a musculatura. Ele ainda afirmava que o cordeiro patagão tinha excelente rendimento de carne por ser criado em áreas muito grandes.
Sou advogado. Ovelheiro por paixão (com profissionalismo), mas deixo para os colegas e principalmente os técnicos, que me esclareçam estas afirmativas (como se diz no direito). Aplico os melhores vermífugos no meu rebanho. Alterno princípios ativos. Anualmente lhes dou um modificador orgânico. Faço monta controlada e estou sempre na média da produtividade. Comecei a acreditar realmente que ovelha necessita de espaço. Deixo este debate para os colegas com formação técnica, pois vejo o pragmatismo vencendo a acadêmia.
Saudações ovelheiras. Como diz meu amigo Ivan Saul".
Qual é a sua opinião sobre este assunto? Participe deixando o seu comentário! O FarmPoint desde já agradece a sua participação!
RICARDO MEDEIROS
Natal - Rio Grande do Norte - Produção de ovinos de corte
postado em 11/01/2012
Não so concordo com esta afirmativa, como afirmo que não so os ovinos mais principalmente os caprinos.
De tudo que estudei e do muito que aprendi na lida do dia a dia o que mais me impressiona e a mão do homem querendo modificar as formas de criação de caprinos e ovinos. Nenhuma tecnologia de que conheço é mais importante do que deixar os animais a vontade, pastando e se reservado o direito de comer, beber e principalmente descansar (ruminar) onde quiserem.
devemos antes de tudo respeitar o animal, deixar que o mesmo decida sobre o que é melhor para ele em termos de conforto.
Quando vc quiser conhecer um otimo criador de pequenos ruminantes pergunte pela forma como ele cria seus animais.
Caso ele tenha sistema de criação altamente tecnificado(desconfie do mesmo) ele esta criando um animal totalmente fora do parametros de uma criação organica e saudavel.
Já vejo comentarios de grandes criadores Sul Africanos da forma que criamos no Brasil(devo admitir que guardadas as devidas proporções eles estão corretos.
saidações a todos e espero que minhas palavras sirvão para uma reflexão, muitos tem que deixar de tentar inventar a roda.