"Seria esse o motivo dos abates terceirizados de ovinos serem acima do custo que a cadeia produtiva pode arcar, ou seja, uma vez não tendo plantas frigoríficas específicas para este tipo de animal, "adaptar" instalações e mão-de-obra onera o custo do abate?
Penso que a idéia da terceirização do abate é praticável, sendo uma das saídas, porém, como falei anteriormente, precisa ver distâncias até o abatedouro e o custo disso para não inviabilizar a produção.
Mas é interessante que várias pessoas de diferentes áreas, Veterinários, Criadores, Indústria Frigorífica, Extensão Rural deem suas opiniões e participem deste processo para que ocorra a evolução.
No tocante a carga tributária elevadíssima no Brasil, diga-se de passagem, realmente torna-se um gargalo muito grande que acaba na ponta "cliente", pois o frigorífico tem que repassar este custo para alguém e esse que vai comprar a carne, certamente vê na gôndola o preço, sendo nos dias de hoje o fator decisivo de comprar ou não.
Aí entra o produto oriundo do Mercosul, desestimulando criador e indústrias frigoríficas brasileiras.
Por mais que haja esforços de entidades de classe relutando contra a alta tributação, poucos resultados se tem alcançado."
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Envie seu comentário: