"Em primeiro lugar quero agradecer os comentários e dizer que fico muito feliz em ver o interesse despertado. Ainda, gostaria de fazer um esclarecimento. O referido banco de sêmen tem o objetivo de conservação da variabilidade genética existente na raça atualmente. É uma espécie de "cópia de segurança" para uma raça cujos indícios levam a crer numa forte redução do efetivo nos últimos anos.
Para a comercialização de sêmen, entendemos que o caminho seja outro. Ter reprodutores geneticamente avaliados seria um primeiro passo. Neste sentido, iniciou-se este no ano passado uma ação com 13 criadores do município de Morada Nova-CE baseada na escrituração zootécnica para a formação de um banco de dados que permita a realização de avaliações genéticas.
Todavia, o caminho é muito mais longo. Nosso pensamento é de que a conservação e o melhoramento genético da raça Morada Nova passam obrigatoriamente pelo desejo dos produtores de carne e pele ovina em utilizá-la nos seus sistemas de produção. Ou seja, se não houver interesse por parte dos produtores em criar Morada Nova, toda e qualquer ação terá impacto limitado. Para tal, entendemos que duas ações principais devam ser implementadas:
1ª - é preciso divulgar as qualidades da raça como pele de excelente qualidade, elevada prolificidade, baixo tamanho adulto, rusticidade e habilidade materna de forma a despertar um maior interesse na raça. Temos feito isto sempre que possível;
2ª - desenvolver um programa de melhoramento genético para trabalhar as principais limitações da raça visando, fundamentalmente, o aumento da eficiência econômica na obtenção dos produtos com a qualidade demandada pelos mercados.
Como se pode perceber, estas não são tarefas para um só. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova, criada em 1977 e que estava sem atuação, está sendo reorganizada e poderá exercer importante papel na revitalização da raça.
A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO está isentando ou dando desconto para o registro de animais da raça. Várias instituições de ensino e pesquisa têm iniciado recentemente trabalhos com a raça, entre estas a do Prof. Edgard, citada pelo Edmilson. Está em construção uma rede de pesquisa contando com a participação destas várias instituições para a integração das ações."
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint.
Gláucio José Araujo Vaz
Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 29/10/2007
Esta maravilhosa ovelha esta sendo perdida em parte, por culpa dos orgãos governamentais. A Arco faz sua parte isentando o criador do preço do registro.
Hoje em Pernambuco já existem três criatorios e a procura por este belo exemplar começa a dar sinais que logo ele estará no lugar que mereçe. Gostaria de ser orientado pela Embrapa como proceder em minha luta por sangue da Norada Nova. Hoje estou com 40 femeas e um reprodutor que foi permutado com o IPA/PE, pois comecei a ter animais com problemas reprodutivos.
Abraço
Gláucio Vaz