Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leitor opina sobre a resistência à mudanças

postado em 18/03/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Vladimir Pereira Farias, produtor de ovinos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, enviou um comentário ao artigo "Resistência à mudanças: entrave da ovinocaprinocultura". Abaixo leia a carta na íntegra.

"É como diz o ditado: "pau que nasce torto, depois de morto, até a cinza é torta". Acredito ser uma questão cultural e, mudar a cultura de um grupo de pessoas não é fácil.

Teríamos que trabalhar em duas frentes diferentes: a primeira, atuando na raíz do problema, ou seja, ensinando o caminho correto para quem está começando na atividade, mostrando o por quê e as vantagens em se fazer deste jeito (o correto) e o por quê e as desvantagens em não se fazer daquele jeito (o errado) - se endireitarmos o galho enquanto ele ainda é verde e novo, ele crescerá da forma que desejarmos.

A outra frente, talvez a mais complicada, mas não impossível, seria fazer um trabalho de reeducação com aqueles que não acompanharam a evolução das coisas, as novas tecnologias, práticas, necessidades e exigências de quem consome seus produtos.

As pessoas resistentes geralmente só se convencem de que estão equivocadas quando veem na prática as consequências de algo feito de forma errada (no seu exemplo, lavar o queijo no rio em um saco de algodão). Você já imaginou pegar o saco depois de um "banho de rio", colocá-lo em um microscópio e mostrar ao produtor em questão o que estava misturado ao seu queijo? Pegue um pedaço do queijo e coloque no microscópio depois de algumas horas.

Será que ele comeria esta colônia de bactérias? Tenho certeza que, se quando fez o primeiro queijo de sua vida, pudesse ter acesso a este tipo de informação, ele teria criado seu filhos da mesma forma, porém vendendo um produto muito mais saudável.... ONDE QUERO CHEGAR? EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO.... É DISSO QUE ESTE PAÍS PRECISA!!!

Pessoas ensinando pessoas a fazerem as coisas certas."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade