Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leitora comenta: viabilidade dos animais elite

postado em 17/10/2008

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint e proprietário do rabanho Santê enviou uma dúvida ao Fórum Técnico "Seleção e Genética". O leitor gostaria de saber se a produção elite da raça Santa Inês é viável e se existe mercado para essas matrizes. Izildinha A. C. Dantas enviou a seguinte resposta:

"Primeiro temos que questionar o que é um animal de elite. Um campeão (ã) de exposição? Um animal avaliado geneticamente através de DEP - Diferença Esperada de Progênie?

Alguns animais campeões de exposição atingem preços estratosférico, irreais, artificiais e não se deve basear a ovinocultura competitiva com base neste mercado.

Precisamos evoluir no processo de avaliação genética, um método científico de saber se o reprodutor e matriz é de fato melhorador para a característica que interessa a cada criador em particular (habilidade materna, prolificidade, ganho de peso aos 270 dias, pelagem, etc.).

Neste caso ter animal de elite para cada característica vai ter seu valor real. Não acredito na viabilidade da criação de elite com base em resultados de exposição, pois estes animais não conseguem pastejar e tem muito artificialismo na produção dele, mas acredito que em futuro próximo este outro tipo de criação, com base em avaliação genética vai ser lucrativa, sem estes preços exorbitantes.

É o que vem acontecendo com o Nelore. Já existe criadores fazendo este trabalho no ovino Santa Inês. A Associação Sergipana de Criadores de Caprinos e Ovinos de Sergipe, inclusive, foi pioneira neste tipo de trabalho criando um Programa de Avaliação Genética em parceria com o Grupo de Melhoramento Genético da USP. Este programa está disponível para criadores de outros estados."


Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

jose aroldo veras

Reriutaba - Ceará - Produção de ovinos
postado em 20/10/2008

Gostei muito de seus comentários sobre os "famosos animais de elite". Muitos deles são uma verdadeira bomba para quem pretende iniciar um plantel, ou não tem conhecimentos técnicos sobre a criação. Devemos nos preoculpar não com preços imorais que muitas vezes são pagos por animais que não passam para sua descendência uma genética aditiva, sao animais muito bonitos para apresentação em exposições e só, quando estão como chefe de rebanho, na maioria das vezes piora o valor genético que já existe em seu criatório.

Renato Mocellin Lopes

Guarapuava - Paraná - Produção de caprinos de corte
postado em 20/10/2008

Parabéns pelo comentário. Já é hora de abrirmos os olhos mais para a produção do que para a exposição. É hora também de começarmos a fazer contas com preços mais realistas dos animais, ou seja, preços de carne. Novamente, parabéns pelo comentário.

Ismael Alberto Sheppard

Avaré - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 23/10/2008

Prezados amigos, vejo pelas suas palavras que estão acordando para a realidade. A muitos anos venho lutando pela produção, séria, e somente vejo, exposições, festa da uva, criado por fulano o sutano, mas produção nada. E imaginem meu descontento quando escuto aos "sabios" falando sobre ovinocultura e todo continua uma grande festa, e ainda essas voltas que dão pelo Uruguay na procura de novas tecnologías. Falo com total conhecimento de causa, porque sou uruguaio, naturalizado brasileiro, Eng. Agr, e conhecedor do asunto muito bem, e a festa continua, mas para o real PRODUTOR muitas vezes sem chance de colocar sua pouca produção a preços justos, e quem se importa, os cabanheiros de elite ? mas nunca, não pertencem à panela. Bom, gente, minhas disculpas se abusei de seu tempo. Otimo comentário.

Marcelo Arne Feckinghaus

Ribeirão Preto - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 24/10/2008

Vou deixar aqui, meus parabéns para a Sra. Izildinha A. C. Dantas, pelo comentário muito pertinente com relação a criação de ovinos. Gostaria também de ressaltar que, muitas vezes as matrizes comercializadas em exposições atrapalham e desmotivam produtores sérios e comprometidos a tornar esse produto mais comum para o consumo da grande maioria da população. Novamente parabéns pelo comentário e opinão!

ÉLIDE MAZER

Cuiabá - Mato Grosso - Criação de Nelore e Criação de Ovinos
postado em 09/11/2008

É um caso serio! Concordo com você Sra. Izildinha, eu sei muito bem o que é isso, já estive nas pistas do Nelore, e tenho na criação de ovinos animal "Bi Campeão" e infelizmente, como no nelore, agente quado faz campeões arrumamos também um monte de inimigos disfarçados de amigo. É a concorrência. Ai vem a "mafia " dos dirigentes que pra fazer nome compra-se resultados e produção nada. Ai que a coisa é seria, pois eu digo que fiz campeão com genetica animal de pasto, ele mostrou tudo o que ele era,aprendi isso com um julgador de pista do Nelore o já falecido Piladi. Numa pista de julgamento estavamos com uma vaca parida de 2 dias muito magra, mais muito boa geneticamente e o produto no pé dela mostrava isso, pois bem quado vimos as concorrentes dela estourando de gorda de cocheira, tiramos ela pra fora e nisso o Veio Piladi ia entrando e perguntou para nosso ajudante "ei onde você vai com essa vaca?" O funcionário disse o patrão mandou levar pra fora ela esta muito magra e ele disse se ela veio pra pista que volte ela pra junto das outras.

Quado vimos a vaca voltando ficamos preocupados com o vexame, e ai vai daqui, vai dali, vira pra cá ,vira pra lá.....pronto campeã....e ele explicou a todos "estamos aqui julgando raça e genetica e esse animal mostra tudo isso. A bezerra ao pé é prova para todos vocês verem que estamos julgando raça, não poder aquisitivo". Ele quis dizer que na cocheira engorda e esconde os defeitos. E estamos vendo a ovinocultura tomar o mesmo rumo. Pelo amor de Deus, vamos tomar providencias, .a ovinocultura não pode tomar essa direção. Eu creio que ela seja a salvação dos pequenos e médios produtores, assentados.....agricultura famíliar.

Eu particularmente amo de paixão meus ovinos. Eu e meus filhos é que mexemos com a criação e não gostaria de ver a "mafia" excluir realmente os criadores, digo aquele que vive da criação e não aquele que tem a ovinocultura como hobb.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade