O Banco do Nordeste, em parceria com a prefeitura municipal de Loreto (MA) e outras instituições locais, está desenvolvendo um trabalho de estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva, através do incentivo à industrialização da produção e melhor aproveitamento de todo o potencial da região. A cidade esteve em evidência na década de 60, na caprinocultura.
Quando o BNB começou a atuar nesse aglomerado produtivo (segundo semestre do ano passado), a agência de Balsas liberou recursos da ordem de R$ 300 mil, beneficiando 25 famílias da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Loreto (Acocal), através das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), grupos C e D.
A estimativa é de que cerca de 80 mini e pequenos produtores vivam desta atividade no município, embora grande parte deles ainda não tenha acesso às tecnologias modernas e apropriadas.
Segundo ele, os criadores já têm garantia de comercialização, através do Programa Compra Local, ficando o excedente para o mercado externo. "Todos os meses, liberamos mais de R$ 11 mil para compra de leite e carne diretamente dos criadores", disse o secretário municipal de agricultura, Francisco Pereira da Silva. Segundo informações do Jornal Pequeno, o rebanho atual de ovinos e caprinos em Loreto deve girar em torno de quatro mil cabeças.
As informações são do Jornal Pequeno, de São Luís (MA).
Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias
MA: Banco do NE desenvolve programa em Loreto
Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?
Receber os próximos comentários em meu e-mailÚltimas Atualizações
» Especial Taça de Silagem: novos híbridos, antigas discussões
» Participe do EducaPoint Day, o melhor evento online gratuito!
» Novo Mundo Rural, por Xico Graziano
» Ainda dá tempo de participar do treinamento sobre produção de silagem!
» Fiscais agropecuários decidem entrar em greve na próxima quarta-feira
» Começou hoje o novo Curso Online "Educação de cães por meio de reforço positivo"
» Benchmarking da eficiência de trabalho e produtividade das fazendas
» IBGE assegura dotação de recursos para o Censo Agropecuário 2016
Envie seu comentário: