A carne destes tipos de animais liberada para consumo é comprada em abatedouros credenciados situados em outros estados. Com a instalação de um abatedouro, que está sendo construído no povoado Colier/Pedrinhas e deverá ser inaugurado na primeira quinzena de janeiro de 2007, a expectativa é que a demanda seja atendida.
O consumo desse tipo de carne é cada vez maior na capital, segundo reportagem do jornal O Estado do Maranhão. Há restaurantes e bares, além de feiras, que vendem bode e carneiro de forma irregular.
Anisio Ferreira Lima Neto
Teresina - Piauí - Pesquisa/ensino
postado em 27/11/2006
Esta realidade não diverge de muitas capitais Nordestinas, mas devemos realizar um trabalho de conscientização na população que consome estas carnes, bem como lutarmos pela eficientização dos serviços públicos de inspeção, pois necessitamos deste serviço de qualidade como forma de garantir saude a nossa população, pois isto tambem é saúde pública, afinal prevenir é mais barato que curar.
Quanto a frigorífico, está sendo concluído no Vale do Itapecuru, na cidade de Cantanhede-MA, um frigorifico especializado no abate de Caprinos e Ovinos, onde o mesmo encontra-se com sua obra fisica concluída, está na concretização de sua gestão, que será em forma de cooperativa, esta é uma realização do MDA/Prefeitura Municipal dentro da política de desenvolvimento Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial - SDT.