O bodódromo será um complexo gastronômico ao ar livre, formado por restaurantes especializados em carne de bode, muito tradicional na região. Diversos pratos com a carne caprina deverão ser comercializados no local, reforçando a tradição e fortalecendo o consumo.
A obra, que será realizada com recursos oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, representará investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão. A ação se soma à reforma do Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), realizada pela Companhia, em Itaguaçu da Bahia.
“A construção do bodódromo está inserida em um processo de fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura na nossa região, assim como a recuperação do Cebatsa. No centro, realizamos o treinamento para a criação desses animais e o bodódromo será utilizado para incentivar ainda mais o consumo desse tipo de carne na nossa região”, diz Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.
Depois da recuperação de toda a sua estrutura física, o Cebatsa já está pronto para cumprir a função de capacitar técnicos e produtores familiares, com atualização em manejos alimentar, sanitário e reprodutivo, além de servir para a realização de pesquisas agropecuárias e desenvolvimento e disseminação de tecnologias adaptadas à convivência com o semiárido. O centro tem condições de atender cerca de 500 alunos por ano e já capacitou cerca de três mil jovens e produtores rurais.
As informações são da Codevasf, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
ubirajara leal liborio
Irecê - Bahia - Produção de ovinos de corte
postado em 19/06/2014
Sou criador nesta regiao e nao conheço este centro de capacitaçao. Portanto fico feliz em saber que existe. E bom ser mais divulgado.