A Comissão tem à frente as fiscais federais Andrea Parrilla e Raquel Caputo, e atenderá as demandas do setor que chegam ao Ministério. O assunto é uma das atribuições da Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Pecuária (CPIP) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).
Segundo a Chefe da Divisão de Bovideocultura, da CPIP/Depros/SDC, e futura coordenadora da comissão, Andrea Parrilla, o Ministério está buscando junto a especialistas, pesquisadores e empresas que têm experiência na área de bem-estar animal os melhores métodos de manejo racional, que respeitem os animais e que sejam economicamente viáveis para o produtor. "A idéia é estudar o que há de melhor para criar, por meio da comissão, por exemplo, protocolos de adesão voluntária e legislações específicas para o bovino de corte, de leite, avicultura, entre outros", diz Andrea.
De acordo com ela, será preciso mostrar ao produtor os benefícios das boas práticas, como, por exemplo, a redução dos custos de produção e a melhora da qualidade do produto, que vai garantir o mercado e a satisfação do consumidor.
Farão parte da comissão representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros/SDC), da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável (CGDS/Depros), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), entre outras envolvidas com o tema.
As informações são da assessoria de imprensa do Mapa.
Daniel Biagiotti
Ribeirão Preto - São Paulo - Indústria de laticínios
postado em 07/02/2008
Muito bom o Ministerio investir no programa de bem-estar animal, espero que dê certo!