Os caprinos e ovinos tiveram origem no Nordeste, região do semiárido brasileiro, onde muitas raças estão ameaçadas de extinção devido à seca. Serão conservados os materiais genéticos de caprinos das raças Marota e Moxotó e da espécie ovina das raças Rabo Largo e Cara Curta. “Há vários motivos que justificam a defesa irrestrita das iniciativas de conservação dos recursos genéticos. É nosso dever dedicar esforços para que as raças originadas na região mantenham-se conservadas, não apenas para um possível uso futuro, mas principalmente, para uma utilização associada à sustentabilidade. As raças nativas são instrumentos com os quais precisamos contar no presente e no futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
De acordo com Rocha, a substituição das raças nativas vem crescendo em razão da falta de medidas especiais para seu uso sustentável e conservação, proporcionando aos criadores o apoio adequado. “Para o bem das futuras gerações, os recursos genéticos vegetais e animais devem ser considerados como um dos maiores patrimônios históricos, culturais e ambientais da região Nordeste”, salientou.
As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Diones Oliveira Santos
Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 18/07/2013
Essa é uma iniciativa de grande relevância pois não só resgata como mantém a biodiversidade racial dos pequenos ruminantes que são fontes de proteína animal, ainda em estudo. E se não existir esse "olhar" especial para essas raças, um grande risco de elas "sumirem", por uma erosão causada pelos cruzamentos indiscriminados... É de fundamental importância a quantificação e localização desses indivíduos, no contexto regional e até nacional.