A zootecnista do Sindicato Rural de Campo Mourão, no Paraná, Jaciani Beal Klank, apresentou ao público as ações voltadas ao cooperativismo e realizadas no estado para o melhoramento genético, o aumento da remuneração ao produtor e a elevação do rebanho. Para Jaciani, o fortalecimento do segmento através do cooperativismo é uma alternativa à falta de organização da cadeia produtiva, a informalidade, a dificuldade de acesso a financiamentos e a baixa rentabilidade dos produtores.
"Precisamos que todos se unam para solucionar alguns problemas, entre os quais a sazonalidade da produção de cordeiros", destacou. Segundo a zootecnista, a cadeia estruturada por meio das cooperativas proporciona vantagens não apenas econômicas, aos produtores, mas sociais, uma vez que as atividades são fontes de renda e subsistência para muitas famílias. O desafio é a implementação de ações voltadas ao incentivo e fomento da ovinocaprinocultura. "Entre as vantagem do fortalecimento da cadeia, podemos frisar a regularidade da oferta de cordeiro, por exemplo, além de maior competitividade do produtor no mercado", salientou.
As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
waldir morosini
São Paulo - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 29/08/2012
Jaciani, se voce conseguir unir os ovinicultores do centro oeste, nós prometemos à você um monumento comendo um lombo de cordeiro na praça da Sé em São Paulo!