Segundo as empresas, o contrato está condicionado à aprovação pelas autoridades competentes, incluindo o Cade. A operação já foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas.
A Marfrig informa ainda que a venda desses ativos tem por objetivo reequilibrar a estrutura de capital da empresa e reforçar seu foco no Brasil na área de carnes, de distribuição e o redirecionamento estratégico ao segmento de "food service" e acelerar o crescimento de sua plataforma internacional.
Já a JBS destaca que com a operação cria já de início a 2ª maior plataforma de carnes processadas no País, abrindo espaço para captura de sinergias. Segundo a empresa, a aquisição está alinhada à estratégia de agregação de valor e construção de marcas da JBS.
A JBS informa também que convocará oportunamente assembleia geral extraordinária para fins de conhecimento e ratificação da operação e manterá seus acionistas informados sobre a aplicação ou não do direito de retirada.
Operação
O presidente da Marfrig, Sérgio Rial, disse que a negociação para a venda da Seara Brasil à JBS e do negócio de couro no Uruguai (Zenda) por R$ 5,85 bilhões não teve envolvimento de bancos.
Já o presidente da JBS, Wesley Batista, afirmou que o movimento da companhia foi estratégico para agregar valor e expandir o segmento de industrializados. Segundo o executivo, com a aquisição da Seara Aves, a JBS passará a ter um abate diário de 12 mil aves por dia. Além disso, de acordo com Batista, a JBS será a segunda maior empresa brasileira de industrializados e a segunda maior de aves do mundo.
Batista destacou que a JBS tem condições de absorver as dívidas de curto prazo envolvidas na transação. "Ainda é cedo para saber se iremos acessar o mercado de capitais", disse Batista, frisando que o negócio não inviabiliza o processo de desalavancagem da empresa.
Conforme fato relevante publicado na manhã de hoje, a Marfrig e JBS informaram que o valor da transação será pago por meio da assunção de dívidas da Marfrig pela JBS. Segundo as empresas, o contrato está condicionado a aprovação pelas autoridades competentes, incluindo o Cade. A operação já foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas.
Fato relevante:
Em março de 2011 o Grupo Marfrig lançou a linha Seara Cordeiro com animais produzidos exclusivamente no Brasil. A linha focou em 14 cortes porcionados e congelados, desde os tradicionais até os mais gourmet, passando de paleta e costela até o carré francês, o bife de pernil e o T-bone.
A reportagem é do jornal O Estado de São Paulo, adaptada pela Equipe FarmPoint.
Flavio Schirmann
Formigueiro - Rio Grande do Sul - Ovinos/Caprinos
postado em 14/06/2013
Gostaria de saber se esta linha Seara Cordeiro também foi vendida para a JBS e se esta empresa vai continuar o programa de fomento, que era desenvolvido pelo Marfrig?