Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Maria Angela Fernandes fala de rendimento de carcaça

postado em 30/10/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A colaboradora do FarmPoint Maria Angela Machado Fernandes (Produção de ovinos), de Curitiba/PR, respondeu um comentário referente ao seu artigo "Quanto de carne produz um cordeiro? Parte I", relatando a diferença na deposição de gordura na carcaça entre caprinos e ovinos. Abaixo leia a carta na íntegra.

"Prezado Rafael,

Agradeço seu comentário!

No próximo artigo iremos discutir como o aumento do peso e da idade de abate interferem nos rendimentos de carcaça de ovinos. Na Parte II, serão apresentados dados de rendimentos de animais de diferentes categorias (cordeiros, borregos e animais adultos). Já Parte III, iremos abordar o efeito do sexo (macho, fêmea) e da castração.

Em relação ao rendimento de carcaça de cabritos, há influência dos mesmos fatores que na de ovinos: raça, idade, peso e idade ao abate, sexo e sistema de criação. As raças voltadas para a produção de carne apresentam melhor conformação da carcaça, adequada quantidade e distribuição da gordura de cobertura, e bom rendimento de carcaça.

No entanto, há uma diferença importante na deposição de gordura na carcaça de caprinos em relação a de ovinos e que interfere no rendimento.

Nos caprinos, em geral, há pouca quantidade de gordura subcutânea e maior deposição na cavidade abdominal e torácica. Em média, de 50 a 60% da gordura total dos caprinos, está localizada entre o abdômen e as vísceras, e consequentemente grande parte irá desaparecer quando a carcaça for eviscerada. No entanto, muitos estudos mostram que com a utilização de raças especializadas para a produção de carne, com adequado manejo nutricional e sanitário, é possível obter rendimentos de carcaça de cabritos semelhantes a de cordeiros.

Atenciosamente"


Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade