Em Canapi, as entregas serão realizadas nas comunidades de Forquilha e as famílias da comunidade Fazenda Nova, do município de Olivença, também serão beneficiadas. A ação chegará ainda em Carneiros, Maravilha, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.
O convênio entre MDS e o Condri prevê ainda a instalação de um aprisco para servir de abrigo e curral para os animais e que também permite a captação de água da chuva por meio de calhas em sua cobertura. Essa água servirá para abastecer a produção e matar a sede dos animais. “As características do semiárido favorecem a ovinocaprinocultura”, explica Carlos Cleber Sousa Soares, coordenador geral interino de Acesso à Água do MDS. “Impulsionamos a agricultura familiar com essa ação direcionando variadas tecnologias sociais de acesso à água para produção, considerando o perfil produtivo de cada região.”
A universalização do acesso à água integra o eixo de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria. Desde 2011, quando o plano foi lançado, o governo federal já construiu 12 mil equipamentos para captação de água para auxiliar na produção de famílias de baixa renda. A meta é implantar 64 mil desses reservatórios até o fim de 2014.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Monalisa Lima
Niterói - Rio de Janeiro - Varejo
postado em 15/07/2013
Se não houver assistência técnica suficiente para tender estes municípios mais da metade destes animais estarão mortos até o fim do ano...