Um estudo da Fundação Jalisco revelou que a indústria de queijos e iogurtes, estabelecida na entidade, registra uma demanda de leite de cabra superior à produção. Essa demanda é de 22 mil litros diários, enquanto a produção implica em um volume de 17 mil litros diários.
O diretor da Fundação Jalisco, Salvador Álvarez, explicou que as novas exigências ambientais dão vantagens à produção de cabras sobre à de vacas, já que é menor a demanda de água da propriedade criadora de caprinos, dado que esse animal requer instalações com menor consumo de água em comparação com fazendas de bovinos.
Além disso, ele disse que a concentração de gordura do leite de cabra é um ponto atrativo para a indústria de derivados lácteos, considerando que um quilo de queijo requer dez litros de leite de vaca, enquanto que somente precisa de seis litros de leite de cabra para a mesma produção de queijo.
O Estado mexicano de Jalisco produz por dia 5,4 milhões de litros de leite de vacas. Atualmente, somente se produzem 17 mil litros de leite de cabra por dia.
A reportagem é do Lechería Latina, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: