A presidente da associação, Aurora Gouveia, explicou que a II Vitrine Pequenos Notáveis foi a forma encontrada, em 2012, para dar maior visibilidade a essas criações e, também, aos produtos. "O volume de animais que pretendíamos trazer era muito grande e, por isso, optamos por um formato diferente de evento que reúne a cadeia produtiva como um todo", ressaltou.
O evento visou, ainda, divulgar a criação de ovinos e caprinos para novos interessados. O estímulo ao consumo dos produtos foi outro foco da II Vitrine. "A demanda pelos produtos é maior que a oferta. São rebanhos pequenos e o custo da produção ainda é muito alto para criar poucos animais", afirma.
Desde outubro de 2012, os criadores têm, a seu favor, uma resolução do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), mais conhecida como "Leite Legal". Esta resolução permite aos empresários de porte intermediário, que não têm condições de investir em laticínios próprios com licença federal ou volume de produção que justifique esse aporte, ter acesso a inspeção e licença estadual em seus estabelecimentos. "Não poderíamos divulgar um produto ilegal. Agora estamos preparados para conquistar o público consumidor", comemorou.
As informações são do Sistema FAEMG, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: