Lá, o empreendimento é abastecido e gerenciado por uma cooperativa, sistema que a prefeitura de Janaúba está fomentando para alcançar a viabilidade. As ações estão adiantadas, uma organização (associação/cooperativa), já está instituída: Cordeiro Real. A prefeitura disponibilizou terreno para implantação do frigorífico, está bancando projetos, além de oferecer apoio logístico.
De acordo com estudos de demanda e de disponibilidade de matéria-prima, foi sugerido um empreendimento com estrutura de abate de 80 mil cabeças por ano, com espaço para expansão. A conclusão dos estudos indica que o frigorífico de ovinos e caprinos, desde que inserido no contexto APL (Arranjo Produtivo Local), é um negócio viável, promissor, de oportunidades e que pode ser consolidado, resultando em estruturas econômicas importantes na matriz de produção regional, possibilitando o desenho de uma nova forma de organização, um método de trabalho que poderá servir como modelo de políticas públicas para outras atividades. Assim, espera-se a geração de postos de trabalho na base da cadeia produtiva, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento regional.
As informações são do Jornal da Serra Geral/MG, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
teixeira
Guarulhos - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 17/04/2012
Parabens prefeito de janauba pela a iniciativa minas gerais precisava mesmo de alguem que afumentasse a criação de ovinos nesta região.