A competição por área entre soja e milho nos últimos anos, tem sido desfavorável ao cereal. O milho tem perdido espaço, entre outras razões, por causa dos resultados positivos na comercialização da soja e pelos elevados custos de produção da lavoura de milho, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em sua terceira pesquisa de intenção de plantio da safra 2013/14, apresentada nesta terça-feira (10).
A área semeada com o milho primeira safra em 2013/14 poderá atingir 6,42 milhões de hectares, refletindo um decréscimo de 5,9%, quando comparada com o exercício anterior.
Segundo a Conab, o Estado do Paraná apresenta a maior redução absoluta na área de milho primeira safra do País (menos 204,6 mil hectares). Caso seja repetido o nível de produtividade alcançado na safra anterior para a Região Sul (6.624 kg/ha), a forte redução observada na área plantada naquele Estado irá influenciar fortemente a oferta nacional do cereal na primeira safra, alerta a estatal. Deverá ocorrer uma diminuição de aproximadamente 2,22 milhões de toneladas na oferta, quando comparado com a safra anterior.
Caso a produtividade estimada para a lavoura de milho em 2013/14 atinja 5.076 kg/ha, a produção brasileira para o milho primeira safra deverá alcançar 32,60 milhões de t, representando queda de 6,4% em relação à safra 2012/13.
As informações são da Agência Estado, adaptadas pela equipe AgriPoint.
Douglas
Recife - Pernambuco - Revenda de produtos agropecuários
postado em 17/12/2013
Mesmo assim, a tendência é o milho permanecer com um preço estável e a soja continuar em alta.