Mendes Ribeiro Filho ressaltou a importância da modernização administrativa como forma de alcançar resultados concretos no serviço público. "É uma exigência da presidenta Dilma Rousseff fazer da Conab um órgão competente, capaz de gerir a política agrícola do Ministério e ser parte ativa no aumento da produtividade brasileira", afirmou.
O ministro destacou que o corpo de funcionários da estatal será fundamental na implementação dos ajustes estruturais e de gestão seguidos daqui para frente. Serão adotados os mais modernos modelos de gestão, governança e controle praticados no mercado, com foco em resultados comerciais consistentes. "A companhia exerce um papel fundamental para as políticas públicas sociais, de abastecimento, de garantia de preço mínimo", disse. Mendes Ribeiro Filho lembrou também que a Conab dispõe de uma rede de armazenagem que complementa a atuação do setor privado.
Entre as medidas administrativas para garantir maior eficiência na gestão da Conab, está a posse do novo diretor financeiro da Conab, João Carlos Bona Garcia. O novo diretor fará uma revisão dos procedimentos de planejamento e execução orçamentária. Bona Garcia também vai estruturar uma unidade de Controladoria que acompanhará as metas de resultado financeiro e proporá preços e tarifas pretendidas para a Empresa, tanto na operacionalização das políticas públicas, como na armazenagem de produtos em geral.
Pelo contrato de gestão, o Ministério da Agricultura disponibilizará recursos orçamentários e financeiros à Conab, respeitando o Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual do Poder Executivo. Um Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Plano de Trabalho fará a revisão do plano de trabalho anualmente ou sempre que for necessária a alteração dos objetivos estabelecidos.
As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: