Mendes Ribeiro Filho foi à capital paulista para encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No início de fevereiro, o ministro anunciou estimativa de safra de 185 milhões de toneladas para os grãos em 2013, repetida dois dias depois pela Conab. Se a expectativa se confirmar, a produção será recorde.
O ministro disse que o principal objetivo do governo é o de apresentar um plano safra que ajude o produtor, atenda às reivindicações necessárias e termine com os gargalos do setor. “É importante também que nosso plano pecuário seja forte. A pecuária é um setor que tem espaço para crescimento. Também a questão do armazenamento pode ter a participação efetiva do produtor, suprindo esta deficiência que no ano passado tanto nos incomodou”.
Com relação à armazenagem, o ministro disse que já foi feito um estudo que detectou qual é a necessidade de cada região. “Nos lugares onde há gargalos, vamos começar a trabalhar de forma mais concentrada”. Ele citou Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás como os estados que mais necessitam de espaço para armazenar os produtos.
O ministro destacou também que, na área da pecuária, está previsto estímulo ao produtor para retenção de matrizes, evitando o abate de fêmeas. “Veremos como foi no ano passado e podemos até repetir. Se for necessário mudar prazo é porque precisa ser melhorado. Não adianta colocar linha de crédito que não seja utilizada”.
As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: