A missão, que será encerrada na sexta-feira (14), teve início nesta segunda-feira (10), no assentamento Pacu, zona rural de Pão de Açúcar, onde os participantes da Seagri, da Aecid e também do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) conheceram as instalações da Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), que produz derivados do leite de cabra.
Na ocasião, eles acompanharam uma palestra da representante da cooperativa, Luciene Gadi da Costa, conversaram com produtores e visitaram a propriedade de um criador. Em seguida, o grupo seguiu para São José da Tapera, onde visitou um centro de recepção de ovinos e caprinos.
"A atividade da ovinocaprinocultura está sendo beneficiada por algumas ações, entre elas o Programa Alagoas Mais Ovinos, que promoveu o repasse de animais, capacitação dos produtores e assistência técnica específica. Além disso, contamos com a parceria de entidades nacionais e internacionais. No entanto, entendemos que uma missão como essa é necessária para identificarmos as demandas e darmos encaminhamento às necessidades", comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
"O governador Teotonio Vilela entende que a ovinocaprinocultura, como atividade que faz parte da vocação do sertanejo, deve ser apoiada, pois gera renda e melhora a vida das famílias", completou o secretário.
Programação
Nesta terça-feira (11), o grupo que participa da missão visitou um produtor de ovinos e as instalações do Instituto Xingó, em Piranhas; houve reunião com representantes da Cooperativa de Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel), visita a um produtor e às instalações do frigorífico para beneficiamento da carne de ovinos, instalado no município.
Nesta quarta-feira (12), a missão inclui uma visita à associação de mulheres que produzem sabonete a partir do leite de cabra, a Natucapri, em Maravilha; visita ao abatedouro/frigorífico de ovinos, em Santana do Ipanema; visita a um produtor da comunidade Remetedeira, no mesmo município, que é considerado um caso de sucesso na atividade.
Na quinta (13) e na sexta-feira (14), ainda em Santana do Ipanema, haverá palestras técnicas, apresentação do diagnóstico da ovinocaprinocultura, mesas de discussão e oficina para o prognóstico da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura em Alagoas.
A missão técnica conta com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e das Gerências Regionais da Seagri e da Emater-AL no Médio e no Alto Sertão.
As informações são da Agência Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: