A preocupação com a raça decorre da falta de interesse dos criadores por ela, que é nativa do Ceará. Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Olivardo Facó, há anos que a Associação Brasileira de Ovinos vem acompanhando a diminuição de registros de novas matrizes de pura raça. No ano passado houve a notificação de apenas nove animais com pureza de origem.
O desinteresse, de acordo com ele, decorre de uma falsa impressão dos criadores de que animais que crescem e se desenvolvem com maior tamanho são mais compatíveis com as leis de mercado. Como a raça morada nova tem um tamanho menor, ficou relegada a um plano bem inferior. "Trata-se de um grande equívoco. Os produtores não compreendem que animais maiores representam também mais custos de manutenção, como de alimentação, por exemplo. Além disso, a morada nova é uma das raças que mais se adeqüa ao semi-árido e possui uma pele de relevante comercialização", destacou.
As informações são da Embrapa Caprinos.
Gláucio José Araujo Vaz
Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 01/10/2007
Prezados Senhores,
Estão de parabéns pelo banco de sêmen do Morada Nova, esta raça irá dar um pulo muito grande nos proximos anos. Existem dificuldades com reprodutores. Como a Embrapa poderá facilitar a compra deste sêmen? Eu, por exemplo, tenho umas 50 fêmeas e coloco a disposição de orgãos de pesquisa que queira melhorá-las.
Atualmente meu reprodutor foi usado no IPA de Serra Talhada nos fizemos uma permuta. Em mais vinte dias estarei realizando uma visita a nossa propriedade com um inspetor do registro da arco teremos mais umas vinte femeas base e logo ,logo produtos Prov I.
Abraço a todos criadores desta Nobre Raça.
Gláucio Vaz