De Salvo era engenheiro agrônomo, formado pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, em 1955, no Rio de Janeiro. Fazendeiro em Curvelo, Minas Gerais, cidade onde nasceu, administrava a Fazenda Canoas, onde era criador da raça guzerá.
Foi membro do Colégio Brasileiro de Juízes e do Conselho Técnico do Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba (MG). Foi vice-presidente e presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil e atualmente era membro da diretoria do Conselho Deliberativo da ABCZ.
Presidente da CNA por cinco mandatos, foi reeleito em outubro de 2005 para mais um triênio à frente da entidade. Presidia também o Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil - Rural Brasil. Em novembro de 1997 foi eleito presidente da Confederación Interamericana de Ganaderos y Agricultores (CIAGA), que reúne as entidades representativas de produtores rurais das três Américas.
Além de presidente CNA, também presidia o Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Paralelamente, atuava como membro titular do Conselho Político Empresarial; do Conselho Nacional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); do Conselho do Agronegócio (Consagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) e do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As informações são da CNA.
João Marcos Santos Malucelli
Palmeira - Paraná - Produção de ovinos
postado em 02/07/2007
Prezados Senhores,
Durante meus mandatos frente ao Sindicato Rural de Palmeira, tive a oportunidade e a felicidade de conhecer Antonio Ernesto de Salvo.
Homem inteligente, austéro, possuia uma oratória ímpar e conhecia tudo do agronegócio brasileiro.
Com extrema dedicação, realizou um trabalho exepcional frente a CNA em pról da categoria ruralista.
O setor primário da produçao, federações da agricultura e suas malhas sindicais, agricultores e pecuaristas ficarão colhendo os frutos que esse grande homem semeou.
Que Deus o tenha e conforte sua família.
João Marcos Santos Malucelli
Ex-presidente do Sindicato Rural de Palmeira-PR