Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MS: FAMASUL e SENAR lançam anuário estatístico

postado em 15/10/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Está disponível, em versão impressa e eletrônica, o relatório intitulado AgroAlimento 2010. Trata-se de um anuário que apresenta indicadores dos últimos 30 anos de produção de carne bovina, soja, milho, arroz, trigo, algodão, cana-de-açúcar, leite, carne de frango, carne suína e carne ovina, do Mato Grosso do Sul.

O relatorio demonstra a evolução dos custos de produção e da participação do Estado na produtividade nacional das diversas áreas da agropecuária, dando maior contextualização aos dados apresentados. Exemplos dessa contextualização são os números sobre a cotação do dólar em 2008 e 2009 - fator que influencia diretamente na exportação dos produtos. Isso sem falar na evolução dos trabalhadores com carteira assinada atuando em atividades agropecuárias. Até dezembro de 2009, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, eram 63.352 empregados nesse setor em MS.

O anuário será lançado oficionalmente, no dia 19 de outubro, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul - FAMASUL, entidade responsável pela publicação, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. O anuário foi produzido pelo jornalista Marco Antônio Gehlen, mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para compilar as informações, o jornalista levantou dados de órgãos como Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para a Famasul, as informações contidas no anuário demonstram a importância do produtor rural na manutenção de uma economia sólida e a grandiosidade do setor agropecuário do Estado, que atinge patamar de extrema eficácia em suas práticas. O objetivo da publicação é contribuir como fonte de pesquisa e consolidar o reconhecimento da agropecuária como atividade de vital importância para o Estado e para o País.

As informações são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade