São 81 animais, com média de 37 quilos de carcaça, de dois produtores rurais, que desde o início de 2007 atuam no projeto. Os criadores são acompanhados mensalmente com o objetivo da melhoria do retorno econômico na atividade, através da gestão e do aprimoramento no processo de produção.
Marcus Rodrigo de Faria, gestor do projeto Aprisco pelo Sebrae, conta que há sete meses trabalha com estes produtores questões gerenciais e técnicas para a melhoria de carcaça. O projeto Aprisco promove também a ligação entre frigorífico e consumidor, através de ações que envolvem restaurantes e bares de Mato Grosso do Sul, levando em conta toda a cadeia produtiva. Em setembro de 2007, realizou o evento Sabores do Cordeiro, que apresentou a qualidade da carne produzida em Mato Grosso do Sul para os cardápios dos estabelecimentos.
Durante o ano de 2008 o projeto pretende abater por município cerca de 200 animais a cada dois meses, segundo a médica veterinária que acompanha o projeto no Estado, Verônica Guglielme. Além do município de Ponta Porã, o projeto também atua em Anaurilândia, Dourados e Maracaju.
Enio Queijada de Souza
Brasília - Distrito Federal - Consultoria/extensão rural
postado em 29/01/2008
Marcus, Verônica e Amigos do MS,
Parabéns por essa nova vitória!!! agora é buscar a regularidade e melhorar, cada vez mais a qualidade, incluindo mais produtores nos negócios coletivos.
Se o sabor for o mesmo que eu experimentei no final do ano passado, os consumidores e os pontos de venda ficarão bastante satisfeitos!!!
Apenas ficamos curioso com essa carcaça de 37 quilos... deve ser o peso vivo não é mesmo??!!
Um grande abraço,
Enio Queijada