O município de Caracol tem pouco mais de 5.400 habitantes e a agropecuária é a responsável pela economia local. Entretanto, com um rebanho ovino estimado em 10 mil cabeças, a lã retirada dos animais era descartada. Foi observando este cenário que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Carlos de Barcelos, solicitou ao SENAR apoio para transformar o material em algo que pudesse gerar renda às famílias locais. "Temos mão de obra e muita força de vontade, mas faltava orientação para desenvolver mais o mercado de trabalho da cidade. Por isso pedi ajuda ao SENAR, que realizou esse trabalho extraordinário na cidade", relata Barcelos.
O curso, pioneiro em Mato Grosso do Sul, foi dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes aprendiam as técnicas de beneficiamento da lã, desde a chegada do material bruto, até a limpeza e início da confecção de peças. Na segunda etapa, os alunos conheceram as técnicas de feltragem. "Os participantes demonstraram muito interesse e ficaram encantados com a grande possibilidade de utilização da lã. O resultado final, com a confecção das peças surpreendeu a todos", destacou a instrutora do SENAR, Maria Ester Bazana, que revelou ainda que entre os participantes havia dois homens e dos 24 alunos, 22 nunca tinham trabalhado com artesanato ou trabalhos manuais antes.
Entre as participantes está Suzana Dias Quintana, que aos 56 anos de idade, vislumbra a tão esperada oportunidade de inserção no mercado de trabalho. "Eu sempre quis trabalhar e nunca tive chance e agora estou com muitas encomendas de peças de lã, que vão fazer a minha renda aumentar. Sou muito grata a este curso, aos instrutores e a essa oportunidade, pois, agora, sei que vou trabalhar enquanto eu viver", comemora a participante da capacitação, dizendo ainda que acredita em uma mudança no cenário econômico de Caracol. "O que foi aprendido vai refletir em toda a cidade. Vamos fazer peças para vender e dar oportunidade a quem quer trabalhar", finaliza.
Cooperativa - Confiante nos resultados, o presidente do sindicato que colaborou para a realização do curso no município revela que o próximo passo do grupo é a criação de uma cooperativa, para que a produção de artefatos de lã se torne uma das marcas de Caracol. "Vamos trabalhar em grupo, formar uma cooperativa de trabalho e levar nossas peças de lã para outras cidades. O SENAR nos ajudou a dar o primeiro passo e agora só depende de nós", afirma.
As informações são da Assessoria de Comunicação do SENAR do Mato Grosso do Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: