Diretor tesoureiro da entidade, Antônio Carlos Carvalho, comenta que foi constituída uma cooperativa, integrando 27 criadores da Baixada Cuiabana, com o objetivo de inaugurar um frigorífico de abate de ovinos e caprinos em Cuiabá. A escolha foi motivada pela proximidade com os consumidores, já que a capital agrega maior quantidade de supermercados e restaurantes.
A inauguração da planta frigorífica contribuirá para aumentar o consumo interno da carne produzida no próprio Estado, reduzindo a importação do produto de outras regiões do país e baixando o custo do alimento ao consumidor final. "Hoje, 80% da carne ofertada nos supermercados daqui é trazida de outros estados". O rebanho estadual de ovinos e caprinos é constituído por uma média de 1 milhão de animais, espalhados em 3 mil propriedades.
Em Mato Grosso, a ovinocultura tem predominado nas pequenas propriedades, mas, segundo Carvalho, é uma alternativa viável para aquelas maiores, associando a atividade à pecuária e agricultura. Responsável pelo acompanhamento do rebanho mantido na Estância Celeiros, em Rondonópolis o médico veterinário Guilherme Machado comenta que o consumo da carne ovina tem se mantido estável, registrando variação sazonal no final do ano. "Encaminhamos para o abate cerca de 500 animais por mês". Esse número é abatido no frigorífico de Rondonópolis, sendo comercializado em seguida nos açougues e supermercados da região.
As informação são da Gazeta, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
joao campos
Brasília - Distrito Federal - Técnico
postado em 26/03/2012
Onde estará localizada a nova fabrica de abate de ovinos e caprinos????