O Espaço conta com a participação de José Walter da Silva, administrador e produtor de cabras leiteiras do Rancho das Cabras, em Minas Gerais. Silva fica até dia 21 e está ministrando cursos práticos de manejo e oficinas para iniciantes, produtores, veterinários e gestores de projetos do setor.
Na última quinta-feira (13), ele ministrou a capacitação técnica Caprinocultura Prática para Iniciantes, apontando estratégias utilizadas nas regiões Sudeste e Nordeste, onde estão localizados os maiores núcleos produtores do setor. O consultor falou também da adequação dessas estratégias para o cenário mato-grossense e outras saídas para aumentar a qualidade da criação dos animais que apresentam características exclusivas de acordo com a raça.
"Aprender mais sobre criação e poder discutir as diferenças da região, clima e solo, vale para que entendamos mais sobre o animal" destacou a veterinária e criadora de ovinos, Silvia Letícia Tartari.
A coordenadora da unidade de Agronegócios Setorial do Sebrae em Mato Grosso, Edenice Aparecida Ribeiro, considera as aulas práticas importantes porque os criadores podem desenvolver seus conhecimentos e trocar informações com o instrutor José Walter, que é também presidente da Associação Brasileira dos Criadores das Cabras Saanen.
Segundo informações da Agência Sebrae de Notícia, a raça mais comum no estado é a Saanen, que apresentas cabras de porte médio, boas produtoras de leite que, criadas em condições normais, podem produzir três litros diários. Em regiões de clima temperado, a raça tem bom comportamento, tanto em pastagens de montanhas como de planície.
Envie seu comentário: