A ação se deve graças à articulação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do MT Regional; dos dois consórcios que atendem à região; prefeituras e produtores da região; e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Segundo informações do zootecnista e superintendente da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, Paulo de Tarso, a escolha do município obedeceu alguns critérios como baixo IDH; número de pessoas carentes; economia da região entre outros fatores. Ainda de acordo com Paulo de Tarso, nos próximos dias uma equipe técnica comandada por ele visitará todos os municípios vizinhos a fim de cadastrar os produtores da região.
"Temos que viabilizar a matéria-prima para a produção. Esse é o nosso trabalho, que é fomentar e atrair o maior número de carcaças para o abate", destacou o zootecnista.
O município de Vila Rica irá participar com a contrapartida no valor em torno de R$ 140 mil. Para o prefeito e também presidente do Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia, Nafitali Calixto, a iniciativa foi planejada desde o início do ano. Ele comentou que o projeto está em fase inicial. "O nosso principal objetivo é proporcionar renda e emprego junto ao pequeno produtor de nossa região", afirmou o prefeito de Vila Rica. Em relação à demanda de matéria-prima, o prefeito diz estar tranquilo, já que a região oferece boas condições de solo e vasto rebanho de animais.
Para Calixto, a produção será beneficiada em termos de logística já que o município encontra-se a 40 km do Pará, além da aproximidade com Estados da região Nordeste, como Ceará, Maranhão, Bahia, etc.
Atualmente, Mato Grosso conta apenas com dois frigoríficos de ovinos, em Porto Estrela e Rondonópolis. Ambos possuem autorização para comercialização em nível estadual, que é o Selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE/MT).
As informações são do Governo do Mato Grosso, resumidas e adapadas pela Equipe FarmPoint.
WILLIAM PARRIÃO VASCONCELOS
Santana do Araguaia - Pará - Revenda de produtos agropecuários
postado em 28/09/2009
Gostaria de parabenizar os idealizadores desse brilhante projeto, pois um projeto desse tras um grande beneficio aos agropecuaristas da região. A ovinocaprinocultura será apartir desse projeto uma atividade viável para essa região porque garante renda para pequenos e grandes propriedades principalmente as pequenas porque a atividade demanda pouco espaço para se ter uma grande produção, principalmente o municipio de Santana do Araguaia-PA que tem aproximadamente 4000 familias assentadas essa uma boa alternativa de renda para essa classe de produtores.