Enquanto os homens cuidam da produção do leite, as mulheres são responsáveis pelo beneficiamento do produto. Na associação elas montaram uma mini indústria de derivados do leite de cabra - o iogurte é o principal produto. Em Campos Sales, o iogurte feito com leite de cabra está sendo testado na merenda escolar.
No início a produção era bem pequena e as vendas eram insuficientes para cobrir os custos de produção, mas a Companhia Nacional de Abastecimento e a prefeitura de Campos Sales se interessaram pelo produto para ser fornecido na merenda escolar. "Antes a gente fabricava de 30 a 50 litros por semana e vendia na feira da comunidade. Agora a gente vai fabricar 220 litros por semana para entregar para a Conab", conta a agricultora Merenilda da Silva.
Por enquanto, o alimento está sendo submetido à aceitação das crianças, mas a idéia da prefeitura é de inserir o leite de cabra definitivamente no cardápio escolar. "Nós sabemos que é um produto rico em nutrientes, que não provoca alergia e é produzido no próprio município, oferecendo esse benefício para a população, para os produtores rurais, para a comunidade", comenta a secretária de Ação Social de Campos Sales, Simone Lóssio.
As informações são do Globo Rural.
Envie seu comentário: