O objetivo da RICO é aproximar equipes das instituições parceiras para atuar de forma conjunta em ações de pesquisa e inovação a fim de ampliar a inserção de produtos, processos e serviços para as cadeias produtivas da caprinocultura e da ovinocultura no Nordeste. De acordo com o chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Evandro Holanda Júnior, por meio do trabalho da rede "vamos conseguir dar respostas mais rápidas para o setor e acelerar o processo de geração e transferência de tecnologias".
Os eixos de atuação da rede serão alimentação e nutrição, coleta, apropriação e disponibilização do conhecimento e tecnologia, forragicultura, gestão do negócio (mercado, comercialização, associativismo, modelos de arranjos), meio ambiente, melhoramento genético, recursos genéticos, reprodução animal, sanidade animal, sistema de produção sustentável e tecnologias para agregação de valor a produtos.
A RICO será coordenada por um Comitê Gestor, com mandato de dois anos, formado por seis representantes, sendo três da Embrapa, um da Emepa, um da Emparn e um do IPA, cabendo a coordenação geral à Embrapa. Serão formados também Comitês Estaduais para supervisionar e acompanhar a execução dos trabalhos.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: