"Existem muitos fatores que contribuem para o abate clandestino de ovinos, dentre os quais posso afirmar alguns:
- No interior, talvez onde esteja concentrada a maior parte do rebanho brasileiro há déficit em plantas frigoríficas, principalmente para o abate desta espécie animal, contribuindo assim, para o criador fazer o abate em sua própria propriedade esconado a sua produção;
- Onde existem frigoríficos, há uma exploração por parte dos mesmos com relação ao preço pago ao produtor, sendo também uma contribuição para o criador abater na propriedade e procurar seu próprio mercado, comercializando a carne a valores de R$ 8,00 - R$ 10,00/Kg;
- O pouco consumo (embora crescente) da carne ovina aliado a baixa demanda de cordeiros com padrão de carcaça ideal, inibe de certa forma investimentos em novas plantas frigoríficas.
E por outro lado, o perfil consumidor de hoje procura pagar por produto de qualidade, que lhe ofereça entre tantas características desejadas a segurança alimentar. Isso, embora no meu ponto de vista seja algo que demore um pouco, é uma tendência lógica e que devemos nos preparar para tal.
Como há tempo já dizia o Professor Luiz Almeida Marins Filho: "Devemos surpreender o cliente." Então, conclui-se que não basta atender suas necessidades e sim fazer coisas que o cliente nem imagina que possa receber ao pagar por um produto, tais como o atendimento pós-venda.
O importante de tudo isso e que já foi comentado neste site é que temos na ovinocultura enorme mercado, praticamente aí para ser aberto!"
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Envie seu comentário: