Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Nordeste articula ações para caprinovinocultura

postado em 02/04/2007

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A criação de um calendário de eventos de caráter regional, o estímulo à geração de políticas públicas de apoio à caprinovinocultura e a criação de uma câmara setorial junto ao Ministério da Agricultura foram as estratégias levantadas pelos gestores do projeto Aprisco de todo o Nordeste, em reunião realizada em João Pessoa (PB). A grande meta, segundo o coordenador nacional do projeto, Ênio Queijada, é buscar alternativas de escoamento da produção de leite e carne para o mercado privado.

Segundo Karoline Zilah, da Agência Sebrae de Notícias, três aspectos foram abordados: a produção, com análise dos procedimentos adotados para o manejo, orientação técnica adequada aos produtores e promoção da geração de tecnologia; o beneficiamento, destacando melhorias nas usinas, frigoríficos e curtumes, produção de artefatos e o controle de qualidade; e o mercado, com a promoção comercial do produto, a realização de estudos sobre o mercado consumidor, a obtenção de auxílios governamentais por meio da isenção de impostos e taxas, além da integração das ações para a região Nordeste.

"Somente integrando a região é que vamos alcançar a concorrência nacional e internacional. O leite do Cariri e do Seridó são grandes diferenciais nas prateleiras dos mercados, por exemplo. Com ações nas etapas de produção, poderemos atender às demandas dos consumidores. Para tanto, temos que realizar campanhas e pesquisas de mercado", considerou Gilson Vasconcelos, do Sebrae Piauí.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Mário Cardoso de Albuquerque Neto

Natal - Rio Grande do Norte - Consultoria/extensão rural
postado em 02/04/2007

É louvável o reconhecimento público das ações de incentivo à caprinovinocultura no nordeste brasileiro. Devemos ainda destacar com grandes méritos os esforços da Agência de Desenvolvimento do Nordeste - ADENE, que apoia e financia junto aos governos estaduais programas de fomento da atividade.

Os projetos são realizados paralelamente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e vão desde o atendimento direto às propriedades através de técnicos de nível médio e superior, trabalhando para a capacitação dos produtores e desenvolvendo ações que possibilitem inserção dos produtores familiares nos mercados consumidores diretos de seus produtos.

Ressalto ainda a grande contribuição dada ao RN pela Unidade Móvel de Sanidade e Reprodução, Bode Móvel, que possibilitou a realização de exames e técnicas nunca antes vistas dentro da própria fazenda.

Olavo Uchoa Lima

João Pessoa - Paraiba - Produção de leite
postado em 04/04/2007

Muito boa esta iniciativa, pois todos envolvido na cadeia produtiva necessita de um maior apoio para poder melhorar a renda em suas atividdades.
Serve de exemplo para todos os ramos das diferentes areas do agronegocio.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade