Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Norte de MG: falta de chuva afeta produção

postado em 31/01/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A falta de chuva no norte mineiro pode levar os pecuaristas a migrarem para regiões onde os índices pluviométricos estão mais regulares. O problema afeta a pecuária leiteira, que não tem alimento para o rebanho, de acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Gado de Leite (ACGL), Fábio Rebello Filho. Ele disse que os laticínios instalados no norte de Minas, nesta época do ano, deveriam receber 60 mil litros de leite por dia, mas estão conseguindo somente 25 mil litros/dia, média inferior à do período de entressafra.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Gado de Corte do Norte de Minas (ACGC), João Gustavo Rebello de Paula, cerca de 40% das 2,3 milhões de cabeças de gado de corte dessa área deverão ser transferidas por pecuaristas. "Saímos de um ano em que a seca foi muito intensa na região e a falta de chuvas com maior regularidade está sendo mantida", alegou.

"A cana praticamente não brotou e 70% das lavouras de sorgo já se perderam ou estão muito debilitadas", contou Fábio Rebello. Para João Gustavo Rebello, se não houver uma reversão do clima em fevereiro e março, o Norte de Minas continuará enfrentando uma das piores secas dos últimos 30 anos. "E as previsões dos institutos meteorológicos não são as melhores", afirma.

Hoje, a secretária estadual para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, apresentará as ações definidas pelo governo estadual para socorrer a região. As informações são de Pedro Ricardo, do jornal Hoje em Dia/MG.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2025 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade